Portos de Santa Catarina registram crescimento na movimentação de cargas
-
Foto: Divulgação -
No primeiro quadrimestre de 2023, os portos de Santa Catarina experimentaram um aumento significativo na movimentação de cargas. O crescimento foi de 6,35% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando o índice nacional de 1,47% e se destacando como o melhor desempenho entre os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Esses dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Em termos de quantidade de cargas movimentadas, os portos catarinenses registraram um total de 19.323.837 toneladas nos primeiros quatro meses de 2023, em comparação com 18.170.450 toneladas em 2022. Esse volume corresponde a 5,11% de todas as cargas movimentadas nos portos brasileiros durante o período.
O governador Jorginho Mello enfatizou os investimentos em infraestrutura portuária atendendo ainda mais esses números: "Estamos investindo na nossa infraestrutura portuária para que os números avancem ainda mais. Criei a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, que tem feito todo o levantamento das demandas necessário. Vamos dar ao setor o destaque que ele merece".
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins, comemorou o desempenho, destacando a vocação logística e pujança de Santa Catarina no setor.
Em relação à movimentação de contêineres (TEUs), o crescimento foi um pouco mais modesto, mas ainda superior ao desempenho nacional, que teve uma queda de 4,99% no primeiro quadrimestre. Enquanto os portos catarinenses apresentaram um crescimento de 0,20% em comparação a 2022.
Deixe seu comentário